terça-feira, 24 de maio de 2011

Orca

Nome comum: Orca
Nome Científico: Orcinus orca
Nome em Inglês: Orca ou killer whale
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Orcinus
Espécie: O. orca.
Alimentação: Uma orca média come 250 kg de comida por dia. São caçadores eficientes que comem uma dieta muito diversa de peixe, lula, tubarões, mamíferos marinhos (inclusive baleias), tartarugas, polvos, e pássaros (pingüins e gaivotas). Eles são conhecidos para atacar baleias azuis jovens e até mesmo outras baleias grandes.
Distribuição geográfica: Encontram-se em todos os oceanos e na maior parte dos mares, incluindo (o que é raro, para os cetáceos) o mar Mediterrâneo e o mar da Arábia. As águas mais frias das regiões temperadas e das regiões polares são, contudo, preferidas. Ainda que se encontrem por vezes em águas profundas, as áreas costeiras são geralmente preferidas aos ambientes pelágicos (zona pelágica é a região oceânica, em alto mar, fora da plataforma continental, que se estende desde a superfície até 200 metros de profundidade.).
Interação social: As orcas têm um sistema social de agrupamento bastante complexo. A unidade básica é a linha matriarcal que consiste numa única fêmea, mais velha, e os seus descendentes. Os filhos e filhas da matriarca fazem parte desta linha, tal como os filhos e filhas destas últimas filhas - contudo, os filhos e filhas de qualquer um dos filhos passarão a viver com a linha matriarcal das suas companheiras de acasalamento - e assim sucessivamente, ao longo da árvore genealógica destes animais. Como as fêmeas podem viver até cerca de noventa anos, não é raro encontrar quatro ou mesmo cinco gerações de orcas vivendo na mesma linha.
Comprimento e Peso: Os machos podem medir até 9,5 metros de comprimento e pesar até 8 toneladas; as fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 5 toneladas, respectivamente.
Recém nascidos: As crias nascem com cerca de 180 Kg e medem cerca de 2,4 metros de comprimento.
Som: Tal como os outros golfinhos, as orcas são animais com um comportamento vocal complexo. Produzem uma grande variedade de estalidos e assobios usados em comunicação e ecolocalização. Os tipos de vocalização variam com o tipo de actividade.Clique aqui para ouvir o som da Baleia Assassina
Acasalamento: O acasalamento das orcas efetua-se com um processo demorado de corte, após o qual a cópula ocorre com um dos animais posicionando o seu corpo por sobre o corpo do(a) companheiro(a). As fêmeas dão à luz apenas a um filhote.
Tempo de gestação: 11 a 12 meses podendo chegar a 15 meses.
Período de amamentação: O período de amamentação dura pelo menos 12 meses. A mãe orca é muito carinhosa e atenciosa com o seu filhote e nunca se afasta de sua cria pelo menos nos 2 primeiros anos de vida.
Período entre gestações: é muito variável e pode ser de 3 ou 3.5 anos ou até 8.3 anos
Maturidade sexual: é atingida aos 15 ou 16 anos nos adultos e 8 a 10 anos nas fêmeas.
Dentição: O número de dentes varia entre indivíduos. Normalmente há 10 a 14 dentes em cada lateral da mandíbula - um total de 40 a 56 dentes. Cada dente mede aproximadamente 7.6 cm e 2.5 cm em diâmetro.
Velocidade de nado: 10 a 13 km por hora mas, quando persegue a vítima pode chegar a 55 km/h e da saltos de até 12 metros de distância, mais de um metro acima da água.
Mergulho: Orcas pode mergulhar a uma profundidade de 100 pés (30 m) para caçar.
Tempo de vida: Machos têm uma probabilidade de vida de 50-60 anos. Fêmeas têm uma probabilidade de vida de 90 anos
         O apelido do animal é baleia assassina mas o animal não é assassino é uma espécie de golfinho que não faz mal a seres marinhos.

Um comentário: