terça-feira, 24 de maio de 2011

Agamá

Agama
Nome Comum: Agamá
Nome em Inglês: Spiny-Tailed Lizard
Nome Científico: Uromastyx acanthinurus
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Agamidae
Genero: Agama
Comprimento: 23cm, mais 17cm de cauda
Cor: variável
Características: Põe ovos. patas com 5 dedos
Distribuição Geográfica: Estes lagartos moram no Deserto de Saara, Marrocos, e da Mauritânia para o Egito.
Hábitat: Eles moram em desertos, arbustos, e em fendas de pedra.
Alimentação: são principalmente herbívoros; porém, eles às vezes comem insetos inclusive grilos, gafanhotos, e formigas.
Reprodução: botam ovos e levam vários anos para alcançar maturidade sexual. Até mesmo depois que eles alcançaram esta maturidade, eles não reproduzem regularmente.
Organização social: Machos e fêmeas são muito territoriais e solitários.
Vivo ou morto, o agamá é útil. Quando uma nuvem de gafanhos invade o deseto e começa a comer a escassa vegetação, o agamá os devora. Trata-se de um excelente ïnseticida". Sua carne é deliciosa, especialmente a da cauda. As meninas árabes algumas vezes uisam como boneca o seu corpo seco. Depois de removidos a carne e os espinhos, a cauda é utilizada como recipiente de bebidas em casamentos.
Uma das espécies mais conhecidas é o agama-de-cabeça-vermelha (Agama agama), comum na África. Em Moçambique é chamado de gala-gala. O seu habitat original é a savana, mas hoje ele também vive dentro de aldeias e cidades.
Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.
Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.
O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.
As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarqueia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário