segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mainá


Main�NOME COMUM: Maina
NOME EM INGLÊS: Hill Myna
NOME CIENTÍFICO: Gracula religiosa
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Sturnidae
COMPRIMENTO: 25 a 40 cm
CARACTERÍSITICAS: É um pássaro de estimação esperto, alegre, inteligente, companheiro, activo, curioso, dócil e hábil imitador da fala humana.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Existem várias espécies de mainás, mas a mais comum é agracula religiosa. Esta tem corpo preto em tom metálico brilhante, bico laranja-amarelado, marcação branca nas asas, pés e pernas amareladas e uma faixa amarela na cabeça. Suas patas e pés são fortes e amarelos. Cauda curta e quadrada.
Main� leucopsarESPÉCIES: As principais são: a Lesser Indian Hill(gracula religiosa índica), Javan Hill (gracula religiosa religiosa) e a Greater Indian Hill (gracula religiosa intermédia). Mas existem outras diferentes da gracula, tanto na coloração como nas marcações. A mais chamativa é a Rothschild (leucopsar rothschildi)(veja na imagem ao lado), que é toda branca com uma faixa azul vivo em torno dos olhos e delicadas marcações pretas nas extremidades das asas e cauda. Tem uma graciosa crista, formada por longas penas. O bico, pernas e pés são azuis acinzentados.
COMPORTAMENTO: As mainas vivem em pequenos grupos, em pares e por vezes solitariamente. No entanto formam grandes bandos nos locais de alimentação e, ao anoitecer nas árvores, descansam juntos podendo os grupos atingir os 1000 indivíduos. Essas agregações noturnas caracterizam-se, também, por uma sonoridade ruidosa e perturbante, de gritos, sussurros e estalidos, emitidos pelas mainás.
REPORDUÇÃO: A reprodução desta espécie ocorre a partir dos três anos de idade, e principalmente na primavera. Na época da reprodução as mainás são muito territoriais. São monogâmicos podendo os casais manter a sua ligação por muitos anos. O ninho, com a forma de uma taça, é construído num buraco de uma árvore, num rochedo ou num edifício urbano, pelo casal, com ervas secas, pequenos ramos e folhas e materiais coloridos. A fêmea poê ovos cinzentados manchados de marrom. Os filhotes nascem sem penas e são alimentados pelos pais.
OVOS: Num ano podem ocorrer até três posturas de 2 – 6 ovos. Usualmente de 3 a 5
PERIODO DE INCUBAÇÃO: é de 13 – 18 dias e começa antes da postura estar completa, na maioria das vezes ao segundo ovo. A incubação dos ovos é partilhada pelos dois elementos do casal embora de noite seja sempre a fêmea a permanecer no ninho enquanto o macho procura os grandes grupos que se formam nas árvores para passar a noite.
FILHOTES: Durante 42 dias são alimentados pela mãe e pelo pai, inicialmente com insectos e, mais tarde, com polpa de fruta. A partir desta idade passam a se alimentar sozinhos.
ALIMENTAÇÃO: Os adultos alimentam-se de frutas, larvas e insetos, vivos ou mortos.
HABTAT: Orlas das florestas, jardins suburbanos, pomares e campos de cultivo.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: um pássaro de origem asiática, vive em países como a Índia, Malásia, Vietname, Tailândia e Indonésia. Foram levados para a África do Sul; Austrália e alumas ilhas do Pacífico.
TEMPO DE VIDA: Cerca de 20 anos
Um bando de mainás nunca passa despercebido. mesmo antes de ser visto, seu tagarelara barulhento e seus gritos estridentes podem ser nitidamente ouvidos. Os mainás são também imitadores maravilhosos; em geral imitam o canto dos outros pássaros, mas podem ser treinados para imitar a voz humana.
Ele Vive no sul da Ásia e existem várias subespécies dessa ave, diferentes no tamanho e na plumagem. Os mainás foram levados para a África do sul; para a Austrália e algumas ilhas do Pacífico, para combaterem os insetos que atacavam as plantações de cana-de-açucar. eles desempenham muito bem essa tarefa, mas trazem outros problemas: reproduzem-se tão depressa que o seu barulho passa a ser um grande aborreciemnto nos lugares públicos.
O mainá constrói seu ninho em buracos e utiliza materiais coloridos na construção. A f6emea põe ovos cinzentos manchados de marrom. Os filhotes nascem sem penas e são alimentados pelos mais. Os adultos aliemntam-se de frutas, larvas e insetos, vivos ou mortos.
Em muitos países os mainás são criadas como animais de estimação. O mainá imita muito bem a fala humana e chega a ser confundida com a dos donos. É muito manso e tão dócil que hega a comer na mão e brincar com os donos.
GAIOLA E VIVEIRO: As medidas da gaiola ou do viveiro dependem do espaço e do número de aves que pretendemos. As gaiolas devem ter no mínimo 60 cm de comprimento por 60 de altura e 60 de largura, devem conter 2 poleiros distantes um do outro e com espessuras diferentes. Os viveiros devem ter 2,5 m por 2 por l; pode ser feito de arame soldado, fio 14 e malha espaçada em 2,5 cm e com cobertura em telhas de barro.
A Maina é uma ave que necessita de muita limpeza, por isso tem que se limpar a gaiola ou o viveiro todos os dias. Diariamente ela também necessita de uma banheira que deve conter mais ou menos 5cm de água, pois espirra por todos os lados durante o banho. Para facilitar a limpeza pode-se utilizar jornal ou areia própria para pássaros no fundo do viveiro ou da gaiola.
SEXO: Não existe dimorfismo sexual. .A melhor maneira de saber se é macho ou fêmea é através da sexagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário